Search for:

O que é uma VPN?

Você já deve ter ouvido ou lido esse termo por aí… 🤔
 
VPN é a sigla para 𝑽𝒊𝒓𝒕𝒖𝒂𝒍 𝑷𝒓𝒊𝒗𝒂𝒕𝒆 𝑵𝒆𝒕𝒘𝒐𝒓𝒌, em bom português: 𝑹𝒆𝒅𝒆 𝑽𝒊𝒓𝒕𝒖𝒂𝒍 𝑷𝒓𝒊𝒗𝒂𝒅𝒂.
 
Basicamente, a VPN cria um túnel encriptado 🔐 (protegido) para que a sua máquina possa acessar à internet sem que o seu provedor de internet consiga registrar as suas atividades.
 
Existem alguns tipos de VPN, no entanto a mais usada pelos nossos clientes é a VPN Cliente-a-Provedor.
 
Onde os funcionários podem se conectar na rede da empresa de onde estiverem por meio de uma conexão segura e agir como se estivessem no escritório. 👩‍💻
 
Gostaria de saber mais? Comente!

Dia do Programador

Curiosidade: por que o Dia do Programador é comemorado no dia 13 de Setembro? 🧐🤔
 
✴️ 1. Se você contar os dias no calendário, o 256º dia do ano é justamente 13 de Setembro (ou 12 de Setembro em anos bissextos);
 
✴️ 2. 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, um número bem conhecido entre os programadores;
 
✴️ 3. Em hexadecimal, 256 é igual à ‘100’ → ‘0 x 100’;
 
✴️ 4. 256 é o resultado da 8ª potência do número 2, a maior potência de 2 abaixo de 365, o número total de dias em um ano não bissexto.
 
✴️ 5. Feriado nacional na Rússia desde 2009, quando Dmitry Medvedev, presidente da época, decretou a data como feriado.
 
✴️ 6. Considerada a Primeira Programadora, Ada Lovelace é a criadora do primeiro algoritmo da história em 1842!
 
Eaí, você já sabia? Compartilhe com o Programador ou com quem deseja ser um Programador que você conhece! 📣👩‍💻🧑‍💻☕️

Entenda o que é um ataque Ransonware

O que é?

 
Ransonware é um tipo de malware projetado para criptografar áreas de armazenamento de computadores e servidores, tornando os dados inacessíveis até que um resgate seja pago.
 

Fui atacado! E agora?

 
Nosso processo de suporte te ajudará com:

  • Possibilidades de descriptografia;
  • Análise de Vulnerabilidades;
  • Recuperação de dados.

 
“Prevenir é melhor do que remediar”, já dizia o famoso dito popular.
 
Este provérbio é útil quando se trata da segurança de dados e computadores conectados à Internet.

Em vez de esperar que alguém roube a senha ou os arquivos de sua máquina, você também pode seguir algumas sugestões para manter seu sistema seguro em todos os momentos.

Mesmo quem navega na Internet com frequência em cybercafés ou em casa de amigos, eis algumas dicas, pois claro que há muito mais que possa ser feito, como por exemplo: contratar uma empresa com especialização em proteção de dados.
 
Eis algumas dicas que podem ajudar a evitar esse tipo de situação:
 
1 – Faça backups regularmente, em nuvem e físico.
2 – Utilize senhas fortes e diferentes.
3 – Tenha cuidado com e-mails e links desconhecidos.
4 – Mantenha um antivírus atualizado.
5 – Não faça downloads de fontes desconhecidas.
 
Já passou por isso, ou conhece alguém que já tenha passado? Fique atento!

Consultoria em TI

O que é Consultoria em TI?

 

Consultoria de TI é a terceirização de serviços estratégicos para que as empresas possam se beneficiar de conhecimentos técnicos específicos em tecnologia da informação.
Esses serviços podem auxiliar no planejamento de projetos, tomada de decisões e monitoramento de todas as atividades.

 
Etapas de uma Consultoria de TI:
 

A empresa identifica a necessidade ou o problema. Com isso, busca no mercado por profissionais e empresas especializadas neste conhecimento (ou uma full, caso o objetivo seja terceirizar todos os serviços).

A empresa deve analisar e considerar indicadores como histórico de clientes e cases, o atendimento inicial, da disponibilidade do consultor e, claro, o orçamento. Após isso, a empresa começa a negociar o modelo de trabalho e as questões contratuais.

É nesta fase, por exemplo, que se definem questões como periodicidade das visitas ou reuniões, consultores responsáveis pela empresa e SLA, um item fundamental para assegurar a qualidade das entregas e a satisfação de ambas as partes.

Fechados os acordos de contrato, o(s) consultor(es) começa(m) o trabalho de imersão e estudo do cliente.

Para isso, é comum que o consultor fique alocado na sede do cliente por um período. O objetivo é participar das atividades e serviços de forma mais próxima.
Entendendo o cenário atual, e detalhando as reais necessidades e requisitos, o consultor pode propor alguma solução para o problema inicial, pelo qual ele foi contratado.

 
Modelos de Consultoria em TI
 
Sistemas e Equipamentos

Consultorias para sistemas e equipamentos são aquelas que orientam a compra e implementação de programas ou máquinas, apoiando o desenvolvimento da empresa, no que se refere à estrutura técnica e tecnológica.

Dessa forma, a empresa minimiza erros, reduz custos e agiliza o processo dessas mudanças, otimizando seus processos e contando com treinamentos ou suporte de profissionais especializados. Já demos um exemplo, acima.

A consultoria também pode apoiar ou se responsabilizar pela gestão de ativos, mantendo um inventário atualizado e garantindo a disponibilidade de todos os equipamentos.

 
Segurança e Infraestrutura

Para este modelo de negócio, a consultoria se volta especificamente às questões de segurança da informação e infraestrutura.

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) “batendo à porta” das empresas, é fundamental dispor de profissionais de TI especializados na legislação e capazes de adequar as operações da empresa.

Empresas que mantêm relações comerciais com países europeus já contam com consultorias especializadas na GDPR, a legislação que regula questões de segurança dos dados pessoais a privacidade na Europa.

Além disso, consultorias de infraestrutura garantem melhor performance do setor de TI, além de reduzir a indisponibilidade de sistemas e aplicações. Consultoria de infraestrutura também controlam acessos e permissões, garantindo mais segurança às informações estratégicas da empresa.

 
Consultoria Full

Por fim, temos a consultoria full, que assume todas as responsabilidades do setor de TI da empresa. Para empresas pequenas, contratar uma consultoria full pode ser muito útil e mais barato do que implementar internamente o departamento.

 

Dessa forma, a empresa pode investir seus recursos em processos relacionados à atividade-chave do negócio, deixando o planejamento e as decisões de TI para profissionais especializados na área.

O que é Help Desk?

A tradução literal de help desk é ” balcão de ajuda“. Não é difícil entender o que é help desk, fique atento!

 

Help desk é um serviço de atendimento ao cliente, muito utilizado no setor de Tecnologia da Informação (T.I.), que centraliza as solicitações de atendimento em uma única plataforma virtual. Ele trabalha com a automação do atendimento, permitindo muito mais controle por parte dos gestores e menos probabilidade de erros humanos. Já um sistema de help desk é um software que centraliza os chamados da sua empresa em um único lugar , o que facilita o gerenciamento das solicitações.

 

Além disso, um bom sistema de help desk também classifica os atendimentos por nível de prioridade. Assim, aquilo que é mais urgente será resolvido mais rapidamente. O sistema de help desk acaba com essa história de atendimento ao cliente apenas via e-mail, pois é uma plataforma exclusiva para isso e oferece muitos outros canais de contato, até mesmo via aplicativo no celular.

 

Entendeu o que é help desk? Então vamos ver agora como ele surgiu!

 

Como o help desk surgiu?

 

Antigamente, esse tipo de serviço de atendimento ao consumidor (SAC) funcionava da seguinte forma: O cliente ligava para a central de atendimento, o atendente atendia e registrava a queixa e os dados do usuário em uma rede interna. Em seguida, o atendente buscava resolver a questão do cliente e depois se comunicava com ele novamente via telefone.

 

Com o boom da Internet, esse tipo de serviço realmente precisava ser atualizado, não é? A Internet é muito mais rápida que ligações e deixa as transações bem mais dinâmicas. Eis que surge o Help Desk , um novo formato de atendimento ao cliente, que permite que os clientes resolvam seus problemas através de um método online e mais interativo.

 

O que é help desk para o setor de T.I?

 

Agora que você já entendeu o que é help desk , vamos entender porque ele é tão citado no setor de T.I.

 

O help desk é um serviço oferecido pelas empresas de Tecnologia da Informação, funcionando como um suporte técnico para as áreas ligadas à computação. Assim, o colaborador da empresa contratante, quando tem algum problema, abre um chamado para a equipe de T.I., que soluciona o problema. Alguns problemas comuns são: não conseguir acesso à Internet ou à rede interna da empresa, a impressora não estar funcionando etc. As questões trabalhadas no help desk são problemas de baixa complexidade e, por isso, também são chamadas de “primeiro nível de atendimento”. O segundo nível de atendimento é chamado Service Desk e será explicado também nesse artigo, porém mais adiante.

 

Quais são os formatos de help desk?

 

help desk pode ser destinado ao público interno da empresa, ao público externo ou a ambos. Além disso, ele pode ser função de uma equipe interna ou de uma empresa terceirizada ( outsourcing).

 

Vamos entender melhor esses diferentes formatos dividindo-os em categorias.

 

Em relação ao público

 

Em relação ao público que o help desk dá suporte, podemos diferenciá-los em dois: voltado ao público interno e voltado ao público externo.

 

O help desk voltado ao público interno é aquele que auxilia os colaboradores internos da empresa quando eles enfrentam algum problema técnico seja de acesso à Internet, por exemplo, ou quando não conseguem utilizar algum software específico.

 

Já o help desk voltado ao público externo é aquele que oferece atendimento ao cliente externo da marca, aquele que compra os produtos daquela empresa e necessita de algum tipo de suporte sobre o produto ou serviço.

 

Em relação ao prestador de serviço

 

Já em relação a equipe que oferece o serviço, ela pode ser uma equipe interna ou terceirizada. Quando a equipe é interna significa que a própria empresa tem um pessoal especializado na área de T.I. para fazer o gerenciamento dos chamados. Muitas vezes a manutenção de uma equipe de T.I. interna gera alto custo para a empresa, pois depende de tecnologia e de muitos treinamentos, por isso, diversas organizações já têm seu setor de T.I. terceirizado.

 

Nesse caso, uma empresa especializada em Tecnologia da Informação faz o gerenciamento dos chamados da equipe e resolve as solicitações que chegam até eles. O serviço de help desk é essencial para empresas, mas pode ser feito remotamente e, por isso, terceirizar esse setor pode ser uma boa opção. Assim, a equipe de T.I. não ocupa o espaço físico da organização e nem gera custos extras, já que os analistas de help desk serão de responsabilidade da empresa contratada.

 

 

Fonte: Blog Deskmanager